Meu Fora, Temer! em 04.09.16

Bruno Pessa
3 min readSep 9, 2016

Primeiramente, Fora, Temer!

Os dias antecedentes, de seguidos atos que geraram uma mobilização crescente, me animaram pra esse rolê no domingão.

Cheguei cedo à Paulista, com companheiros da Rede Emancipa, e foi animadoramente incrível a concentração da multidão em frente ao Masp. Não estava calor, nem frio, nem chovendo nem “solando”: o clima estava perfeito para um Fora, Temer!

O bonde do Emancipa estava modesto, mas ali, com vários outros movimentos, coletivos e grupos, estávamos muito fortes. E na medida em que caminhávamos, esse sentimento só crescia, pelo mar humano à nossa volta, a perder de vista. Várias idades, origens, rostos, alguns famosos, outros nem tanto, todos unidos pelo mesmo mote: Fora, Temer!

Encontrei amigos, colegas, ex-colegas, gente do mesmo espectro. Ajudei a empunhar a bandeira do Emancipa, gritei, cantei, pulei, dancei. A vibração contagiava também quem parou pra acompanhar a passeata, propositalmente ou por acaso. Afinal, o coro em uníssono era simples e latente: Fora, Temer!

Foi cansativo o percurso final, porém o sentimento na chegada ao Largo da Batata era de vitória. Bora encontrar os companheiros de cursinho pra brindar então, antes de ir pra casa. Umas brejas na mesa do boteco, na calçada com a galera, e daqui a pouco uma porção de fritas, porque tudo acabou bem…. Acabou? Corre geral pra dentro do bar, bomba, gás, fumaça, pimenta… busca o ar, arde, fecha os olhos, tosse, tonteia… Que reação sacana pra esse Fora, Temer!

E assim o espaço público, a cidade, que era toda nossa horas atrás, de repente virou trincheira inimiga. Ilhados, escondidos e presos, até sentirmos que podíamos sair e dar um jeito de ir pra casa. Ufa, chegamos, acabou bem no final. Acabou? Não, houve feridos, detidos ilegalmente, liberdade cerceada, democracia violentada. Que siga a nossa luta. Fora, Temer!!

Bruno Pessa — Cursinho Laudelina

Depoimento escrito para a Revista do Chicão (Cursinho Chico Mendes) e aproveitado no site da Rede Emancipa de Educação Popular, na qual milito desde 2014

A bandeira que ajudei a manter aberta

-> Recomendo também: Das ocupações que visitei e vi vencerem

--

--

Bruno Pessa

Jornalista, doutorando em Comunic. Social, especialista em Jorn. Literário, youtuber de araque e outros quetais. Mais: naotevejeito.blogspot.com